Data Driven Marketing: uma estratégia para a vantagem competitiva

por Luciana Nunes


O cenário está cada vez mais competitivo e aliado à crise, exige propostas inovadoras e deslocar-se da zona de conforto. Para uma efetividade é necessário conhecer melhor o cliente. Data Driven Marketing ou marketing orientado por dados é o conjunto de ações, estratégias e decisões relacionadas a marketing que exploram dados disponíveis sobre o consumidor.

Conhecer o consumidor, suas vontades e atitudes é um desafio para muitas empresas, uma vez que é preciso avaliar de forma personalizada. As ações em massa estão perdendo a força de efetividade e dá espaço para estratégias voltadas para uma comunicação direcionada. De fato, torna-se mais trabalhoso mas o resultado positivo e a fidelização é certa. É só uma questão de tempo.

Fazer o dever de casa da forma correta e com perspicácia é o que diferencia no resultado. Muitas empresas abandonam no meio do caminho e perde tudo o que foi iniciado. A cultura imediatista sepulta o que seria o apogeu da estratégia de marketing.

A notícia boa é que a cultura está mudando e vemos números positivos.

Global Alliance of Data-Driven Marketing Associations e o Winterberry Group realizaram a pesquisa mundial The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, abordando mais de 3.000 profissionais de agências, anunciantes, fornecedores e empresas de tecnologia de 17 países, incluindo o Brasil. Realizado entre julho e setembro de 2015, o levantamento apontou que:

  • 81,3% dos profissionais pesquisados disseram que dados são importantes para suas iniciativas de marketing.
  • 93,1% acreditavam que dados desempenharão um papel importante no futuro.
  • 90,2% afirmaram que estavam focados na implementação de análises preditivas e segmentação; no ano anterior, 2014, apenas 43,8% tinham este foco.

A pesquisa mostrou ainda que os anunciantes do país aumentaram a verba destinada ao data-driven marketing no período:

32,4% dos profissionais entrevistados afirmaram que estes investimentos cresceram em suas organizações do 1º para o 2º trimestre. De acordo com 39% deles, algum crescimento ou um crescimento significativo também aconteceria no 3 ºtrimestre deste ano.

É importante se ater aos dados e essencial saber interpretá-los para no final transformar em conhecimento.

Existem inúmeras ferramentas para auxiliarem no processo e os profissionais devem analisar com cuidado qual ou quais correspondem ao perfil e necessidade do negócio, evitando gastos desnecessários e perda de tempo.